2. S.A.A.I.

 Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão

Matéria Postada em 2011

Regulamentada pela Portaria 5718/04-SME, a Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI) é destinada ao apoio pedagógico especializado, permeando e direcionando todos os encaminhamentos necessários aos estudantes, desde que identificada e justificada a necessidade deste serviço, por meio da realização de avaliação educacional do processo ensino aprendizagem.

A SAAI da EMEF Jardim Mitsutani I Jornalista Paulo Patarra, implantanda em 2010,  atende aos educandos com necessidades educacionais intelectuais (Deficientes Intelectuais) que possuam laudo e estudem na própria unidade e nas escolas municipais dos arredores, sempre em horário diferente ao de estudo da sala regular, o chamado contra turno. Hoje temos cinco grupos de atendimento, totalizando 22 alunos. A sala funciona no período da tarde e atende aos alunos que estudam no período da manhã.

De acordo com a professora Jane Oishi, responsável pelo atendimento, seu trabalho é voltado a atender as especificidades de cada aluno, respeitando sua real necessidade, seja na área cognitiva, motora ou social, procurando desenvolver atividades lúdicas e diferenciadas afim de que não se tornem cansativas.

São realizadas reuniões bimestrais com os pais em grupos ou individuais, respeitando a necessidade dos educandos, com a finalidade de informá-los sobre o desenvolvimento de seus filhos, dos acompanhamentos necessários e das atividades que estão sendo desenvolvidas com eles.

Em parceria com a coordenação pedagógica da escola, a professora Jane mantém relatórios sobre as observações feitas em SAAI para os aluno sem atendimento. Tambémsão realizadas triagem de alunos indicados como provável inclusão e, se detectados indícios, as famílias são chamadas para uma entrevista. Alunos sem laudo são encaminhados para triagem junto ao projeto INCLUI onde são avaliados por uma equipe multidisciplinar e dados os devidos encaminhamentos.

Galeria de Imagens

Professora de Apoio e Acompanhamento à Inclusão: Jane Oishi

Auxiliar de Vida Escolar: Carla Gomes

Colaboradores:

Fabiana Jesus da Silva, 7ªC

Brandy Melissa Santana Ramos, 7ªD

Keiza Roide Felix de Jesus, 7ªD

Elizabete Daffner Cachimba do Nascimento, 7ªD

________________________________________________________________

Entrevistamos a Professora Jane Cristina Marques Oishi que trabalha em nossa escola com a turma de SAAI.

(2011)

Acompanhe esta e as demais entrevistas em nosso blog.

Patarra News: Quantos anos a senhora têm na profissão? Fale-nos um pouco sobre sua trajetória…

Jane: Estou na educação desde 1992.

1992 a 1994 – atuei no Estado (São Paulo) como Professora contratada (ACT) ministrando aulas de História da Arte.

1995 até 1999 – atuei no Externato Nossa Senhora de Lourdes (ENSEL) onde ministrei aulas de Didática, História da Educação, Psicologia da Educação para o curso do magistério.

2000 a 2001 – atuei como Assistente da Coordenação Pedagógica no Externato Nossa Senhora de Lourdes.

2002 até a data atual – atuo na Prefeitura do Município de São Paulo, com 2 cargos de Professora de Ensino Fundamental I. Atualmente tenho 01 sala de 3º ano pela manhã na Diretoria Regional de Educação do Butantã e 01 Sala de Apoio e Acompanhamento a Inclusão (SAAI) na DRE de Campo Limpo.

Patarra News: Qual sua concepção sobre SAAI na escola?

Jane: Vejo o meu trabalho na SAAI, como um suporte para  professores, pais e  alunos com necessidades especiais intelectuais.

Patarra News: O que a levou a trabalhar com o Projeto SAAI? Já o desenvolveu em outras escolas?

Jane: Minha mãe se tornou uma inclusão aos 57 anos de idade vítima de um AVC. Toda família de pessoas especiais se tornam especiais, pois tem que aprender a lidar com a situação. Foi o que fiz, busquei o curso de Especialização em Deficiência Mental no intuito de poder entender melhor algumas questões. Após a minha formação recebi o convite do CEFAI para trabalhar como especialista na educação especial e resolvi. Iniciei este ano aqui na EMEF Jornalista Paulo Patarra.

Patarra News: Algum fato curioso na realização do Projeto? Quais os desafios que tem encontrado para desenvolver seu trabalho?

Jane: Nesta área a cada dia me deparo com situações surpreendentes, pois lidamos com crianças com necessidades intelectuais especiais e a cada retorno de uma atividade ou a cada descoberta das habilidades e competencias dessas crianças são fatores que me dão animo para continuar. Os desafios são grandes e um deles é a participação de algumas famílias que ainda não consegui trazer para as reuniões para firmarmos uma parceria mais sólida.

Patarra News: Como tem sido seu trabalho nesta escola?

Jane: Estou gostando, pois conto com o apoio de uma equipe maravilhosa de coordenadores, professores, direção, tenho uma AVE parceira que me apoia, tenho conseguido espaços para realizar as atividades com as crianças e pais e a mais nova novidade da próxima semana será o “CINE INCLUSÃO” onde reuniremos todos os alunos participantes da SAAI para assistir ao filme “Como Treinar o seu Dragão”.

Patarra News: Quantos alunos atende? Em que dias e horários?

Jane: Atualmente atendo 22 alunos distribuidos em 5 grupos, sendo 2 grupos de segunda e quarta feira e 3 grupos de terça e quinta feira.

Patarra News: Qual critério de participação de um aluno da SAAI? Existe uma idade ou perfil para a participação?

Jane:  Para participar da SAAI o aluno deve ter laudo médico ou deve se enquadrar nos quesitos de um aluno com necessidade intelectual especial.

Patarra News: Qual mensagem quer deixar para seus alunos e aos pais?

Jane: Que não desanimem, pois o segredo para tudo na vida é acreditar em nossas capacidades e desenvolvê-las. É preciso desenvolver um novo olhar para enxergarmos o que precisa  de fato ser visto.

Atividade da SAAI

______________________________________________________________

mais informações sobre INCLUSÃO acesse: http://inclusaoaee.wordpress.com/

4 Respostas para “2. S.A.A.I.

  1. Pingback: Entrevista com a Professora Jane – SAAI | EMEF Jornalista Paulo Patarra

  2. Parabéns pela entrevista e pelo trabalho!

  3. Pingback: Entrevistas com os Profesores com Projetos na escola | EMEF Jornalista Paulo Patarra

  4. Pingback: Mais de 5000 acessos em nosso Blog | EMEF Jornalista Paulo Patarra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s